Encontrando motivo para ação

Quantas vezes nós não nos pegamos desmotivadas com alguma atividade ou projeto das nossas vidas? Se você é daquelas que está em pé de guerra com o trabalho então, nem se fala, né? O que menos temos é vontade de fazer algo relacionado a isso, a procrastinação logo bate, o brilho nos olhos vai embora e ficamos assim…meio largadas.

Quando nós falamos que estamos desmotivadas é porque nos está faltando motivação, certo? E você já parou para pensar o que a palavra motivação quer dizer? Nada mais é do que um motivo para ação. Geralmente (tirando aqueles casos em que há uma causa orgânica, como depressão, por exemplo), quando as pessoas se sentem desmotivadas é porque elas não enxergam o resultado de seu trabalho. Então, para e pensa naquele projeto ou atividade que você se sente desmotivada, será que não está faltando um motivo para ação?

“Ana, mas eu odeio o meu trabalho! Como eu vou encontrar motivação nisso?”

Basta vasculhar um pouco mais para encontrar um motivo para ação em casos assim. Mas, pensa naquela tarefa mais chata e que você mais enrola para fazer. Será que não tem nenhum motivo por trás que você pode se agarrar?

Tente perceber como aquilo lhe influencia e o que lhe traz de bom. Essa atividade irá te ajudar a ficar mais perto de onde você quer chegar? Ou então você precisa dela porque ela vai te fornecer os meios para outra coisa mais importante? Por exemplo, você continua no emprego que você tem hoje em dia porque está juntando dinheiro para abrir seu próprio negócio. E se essa atividade ou projeto não está lhe trazendo algum ganho direto, como ela afeta os outros a sua volta? Ela é importante para alguém? Vai ajudar alguém? O fato de ajudar alguém irá te trazer algum ganho?

Esses questionamentos são uma tentativa de você encontrar os motivos escondidos por detrás dessas atividades. São esses motivos que irão te dar a energia para ação, são os motivos para ação.

Você se questionou de todas as formas e tentou ver sob diversos pontos de vista e encontrar os motivos por detrás dessas atividades, mas continua sem encontrar uma razão? Bom, então eu acho que está na hora de você avaliar se realmente você precisa dessa atividade na sua vida. Se a resposta for sim, então eu sugiro fortemente que o próximo passo seja você criar um motivo para ação relacionado com essa atividade. Dessa forma, ela deixará de ser um tormento na sua vida e passará a ter sentido. Afinal, quem quer viver uma vida desmotivada assim?

Encontrando motivo para ação
Tags:                 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *