Atenção Plena

 

Falar sobre Atenção Plena (Mindfulness) está na moda. Muito se fala dos benefícios e dificuldades, no entanto pouco se fala sobre como fazer. O livro Atenção Plena é um ótimo guia para quem está iniciando nessa vida de mindfulness e meditação.

Sobre o que é Atenção Plena?

Mark Williams e Danny Penman, autores do livro, definem que uma meditação típica consiste em concentrar toda a atenção na respiração. Isso permite que o praticante observe os pensamentos surgindo em sua mente e, aos poucos, pare de lutar contra eles. A atenção plena consiste em observar sem criticar e em ser compassivo consigo mesmo.

O nosso querido Wikipedia define atenção plena como um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente (pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções…) e no campo de atenção são percebidos e aceitos como eles são.

Dito isso, o livro em um primeiro momento irá destrinchar um pouco melhor a definição e os benefícios da prática de atenção plena, além de sua importância. Em um segundo momento, ele oferece um programa de 8 semanas para a prática da meditação.

O que eu achei do Atenção Plena?

Eu mais do que recomendo esse livro para todas aquelas que tem curiosidade pelo tema de meditação e que querem iniciar a prática. Mas também, indico para aquelas que acham que meditação não é o “lance” delas e que nunca conseguiriam praticar.

O livro Atenção Plena serve como um ótimo guia de iniciação. Além dele expor de forma embasada os benefícios e consequências da prática. Ele oferece um programa de meditação. Um cronograma dividido por semanas que indica qual prática deverá ser feita e qual o objetivo dela.

A versão que eu comprei acompanhava um cd com práticas de meditação guiada (que também podem ser baixados online). Isso facilita ainda mais a vida daquelas pessoas que querem iniciar o hábito de meditar, dando uma segurança maior.

Além das meditações guiadas, o livro também propõe alguns exercícios de reflexão, auto-observação e autoconhecimento. E que me acompanha aqui já sabe que eu adoro isso!

Você já leu esse livro? O que achou?

[Vale a pena ler] Atenção Plena
Tags:                         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *