Blog - O perigo de uma história única

 

Nessa semana, a indicação é do TED da Chimamanda Ngozi Adichie intitulado “O perigo de uma história única”. Essa palestra é bem famosa, mas mesmo correndo o risco de você já ter visto, acho que vale a pena ver e rever!

Sobre o que é O perigo de uma história única?

Nesse TED, a Chimamanda, basicamente, fala sobre a importância da representatividade na nossa formação enquanto seres humanos. Ela cita, principalmente, a visão que o mundo tem da África por conta das histórias que são contadas sobre o continente. Histórias essas que pegam apenas uma perspectiva de um lugar tão rico e tão plural. Ela fala sobre a dedução que as pessoas fazem em relação a ela, apenas por ela ter nascido nesse continente. Citando diversos casos (bem interessantes, por sinal!).

Ela ainda fala sobre como entrar em contato apenas com uma única visão sobre determinado local facilita a criação de estereótipos e como isso prejudica a nossa visão.

O que eu achei?

Na minha opinião, esse TED é daquele tipo que faz uma explosão mental na sua mente. Acho muito difícil você vê-lo e não começar a se questionar sobre diversos assuntos que você provavelmente tem o conhecimento de uma “história única”.

A Chimamanda fala muito sobre locais e culturas, mas acho que esse é o tipo de pensamento que podemos levar para todos os campos da nossa vida. Inclusive, sobre pessoas. Para mim, trouxe muito a sensação da gente se questionar que ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim. É como se ela convidasse a gente a exercitar a nossa empatia, se colocando no lugar do outro e entendendo que o outro é muita mais plural do que imaginamos.

Talvez eu tenha dado uma viajada? Talvez sim! Mas isso ficou muito forte para mim enquanto eu assistia essa palestra.

Por acaso você já assistiu esse TED? Se sim, me fala o que você achou!

Veja o TED aqui:
[Vale a pena ver] O perigo de uma história única
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coaching e Psicologia para Mulheres