She's Beautiful When She's Angry

She’s Beautiful When She’s Angry é aquele documentário que faz você rever a sua realidade. Rever coisas que são tão básicas e naturais para você, que esquecemos que são coisas e direitos que foram adquiridos, conquistados.

Sobre o que é She’s Beautiful When She’s Angry

She’s Beautiful When She’s Angry é um documentário disponível no Netflix (#ficaadica) sobre o movimento feminista da década de 60 nos Estados Unidos. Ele é recheado por relatos das líderes desse movimento e por imagens e cenas dessa época.

Ao longo de todo documentário, os relatos das líderes do movimento vão criando a narrativa da história. Contando, na visão delas, como que o movimento aconteceu.

Equality

O que eu achei?

Aqui, vamos deixar de lado se você é feminista ou não. Vou focar no que eu acho que o documentário tem a agregar e porque ele vale a pena ser visto. Acho que o ponto crucial é nos mostrar como coisas que consideramos comuns e básicas, hoje em dia, não eram naquela época (nem tão distante assim).

Para mim foi assustador e chocante ver que, nos anos 60, o senso comum era de que mulheres deveriam ser donas de casa, que elas não tinham opção de escolha e que elas não tinham o porquê reivindicar. Claro que sabemos que era assim. Não é preciso estudar profundamente para saber disso, através do relato de mulheres mais velhas da nossa família já nos deparamos com essa realidade. Isso não é novidade. No entanto, ver pessoas tendo esse discurso e ver como pensar ao contrário era radical, causa um estranhamento de alguma forma. Um impacto. Quase como se tirasse da esfera de uma história sendo contada, para a esfera da realidade (o que não deixa de ser!).

Outro momento do documentário que me tocou foi quando uma das entrevistadas diz:

“A lição amarga é que nenhuma vitória é permanente. Todos os nossos direitos são assim”.

Isto é, nenhum direito que temos hoje em dia é garantido. Teremos sempre que lutar para mantê-los. E aí nesse momento vem um link na mesma hora com o livro/seriado “O Conto da Aia”. Quem sabe do que estou falando levanta a mão aí! Nada do que temos hoje em dia é garantido. Ai que nó na cabeça, né?

Em resumo, nada do que é dito no documentário é novidade para nós. Porém, de alguma forma ele faz com que essa História deixe de ser história e passe a ser tornar algo vívido, real e presente na nossa realidade.

Mais do que acho que vale a pena ver. Vocês já assistiu She’s Beautiful When She’s Angry? Se sim, vou adorar saber a sua opinião! Ele causou o mesmo efeito em você?

 

 

 

[Vale a pena] She’s Beautiful When She’s Angry
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coaching e Psicologia para Mulheres