Blog - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

 

Um pouco alarmista? Talvez. Mas, com certeza, “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais” fez com que eu parasse para questionar o uso que fazemos das redes sociais de uma forma diferente

Sobre o que é

Esse livro foi escrito por Jaron Lanier. Ele é um dos nomes de referência quando pensamos em realidade virtual. No livro, ele fala muito sobre a forma como as propagandas acontecem na internet e, principalmente, nas redes sociais.

Se antes éramos inundados por comerciais durante os intervalos de programas da tv, agora isso acontece de forma muito mais sutil e um tanto quanto desonesta. Jaron aborda o uso dos algoritmos nas redes sociais e como isso gera uma modificação de comportamento nos usuários de forma planejada e velada, sem que ninguém perceba.

Essa nova dinâmica traz diversas consequências, como acabar com o livre-arbítrio, estimular emoções negativas, distorcer a realidade e como a percebemos…

E com base nesse pensamento, ele escreveu 10 motivos para ficarmos fora das redes sociais (pelo menos por enquanto).

O que eu achei

Confesso que foi um livro arrastado para ler. Ele é denso e com muita informação e siglas. Não recomendo lê-lo antes de dormir, porque é fato que você não vai conseguir ler muitas páginas por dia.

No entanto, é um livro que eu acho que mais do que vale a pena ler. Ele aborda o uso das redes sociais de uma forma diferente do que eu estou acostumada. Geralmente, falamos muito sobre como nos comparamos nas redes sociais ou sobre como deixamos de viver o mundo real para viver o mundo virtual ou sobre a ansiedade gerada com o FOMO. Mas a abordagem do Jordan é muito sob o olhar das empresas que lucram com isso e de como acabamos sendo manipulados, sem ao menos percebermos isso.

Ele fala sobre como as empresas que são donas dessas redes são capazes de alterar a nossa percepção da realidade, nos colocando em bolhas e, com isso, realmente, alterando a realidade da maneira como convém para elas.

É um pouco conspiratório? Sim. Fez com que eu deletasse as minhas redes sociais? Não. Mas, de alguma forma, fez com que eu mudasse minha postura em relação a elas. Talvez um olhar mais maduro, menos inocente.

Por acaso alguém já leu esse livro por aqui? Ficou se sentindo da mesma forma?

Vou adorar saber!

 

[Vale a pena ler] Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *