
Americanah é aquele livro que eu estava há tempos querendo ler. Já tinha começado a leitura, antes da quarentena, mas ele sempre acabava de lado. Foi só com o isolamento em casa que eu peguei esse livro para ler de vez.
Sobre o que é
Americanah é um livro escrito por ninguém menos que Chimamanda Ngozi Adichie. Autora nigeriana, maravilhosa!
Vamos abrir um parêntese aqui
Para quem ainda não tinha ouvido falar sobre ela, vale a pena assistir seus TEDs sobre “O perigo da história única” e “Todos devemos ser feministas”.
Inclusive, eu já fiz um Vale a Pena Ver sobre o TED dela “O perigo da história única”, para ler, basta clicar aqui.
Podemos fechar o parêntese agora.
Voltando ao Americanah
Americanah é um romance, teoricamente. Mas, acaba sendo mais do que isso. Esse livro fala sobre imigração, raça, gênero, estereótipos, preconceitos…
O enredo transcorre narrando o romance entre Ifemelu e Obinze, na Nigéria. A fim de buscar alternativas para a sua educação (já que as universidades públicas estavam em constantes greves), ela se muda para os Estados Unidos. Lá, ela se depara com uma nova realidade e entra em contato com diversas questões como sua raça, por exemplo. Não vou contar mais nada, com medo de dar spoiler.
O que eu achei
A forma de escrever da Chimamanda é bem fluida. A leitura é gostosa e vai rapidinha.
No meu lugar de uma mulher, branca e brasileira, é muito curioso ver como a Ifemelu observa a realidade que ela encontra nos Estados Unidos. Em alguns momentos, eu me vejo no lugar dela (quando falamos sobre questões de imigração e gênero), mas, em outros momentos, me vejo mais no lugar de algum americano que está sendo descrito (principalmente, no que se refere à questão de raça). E isso fez com que houvesse um desconforto em mim, quase uma vergonha. Mas, ao mesmo tempo, tira a gente do nosso lugar de conforto e começa a ver algumas questões sob uma ótica diferente.
Alguém por aqui já leu esse livro e ficou com a mesma impressão?
Americanah é uma leitura que eu super recomendo. Agora, fica a vontade de ler os outros livros da Chimamanda.