Vida Organizada – Thais Godinho

Quando eu comprei esse livro, achei que seria apenas mais um sobre organização e com dicas para deixar tudo arrumadinho. O nome dele já dizia tudo, Vida Organizada. Com certeza a autora ia me ensinar a organizar as minhas gavetas, a minha agenda (até que essa parte ela cumpre) e o meu armário. Ledo engano meu. Esse livro acabou abordando muito mais do que uma casa organizada…

“Ana, mas sobre o que é o livro?”

Vida Organizada vai falar sobre organização (dãã), mas de um jeito que, pelo menos eu, não estava acostumada a ver. O primeiro ponto que a Thais Godinho traz é a de descontruir essa ideia de organização como sinônimo de perfeição. Ela vai explicando ao decorrer do livro que algo só está organizado quando facilita a sua vida, quando faz sentido para você e não necessariamente quando está clean e sem bagunça aparente. Ela até cita alguns métodos de organização, como por exemplo o GTD, mas avisa que você tem que saber que nem tudo irá se encaixar com o seu estilo de vida.

Além disso, as páginas contem uma aula de Coaching. Ela fala sobre a importância de estabelecermos objetivos e metas, de sabermos quais são as nossas prioridades e propõe exercícios para colocarmos isso em prática. Ela também fala sobre a ideia que temos de querermos ser perfeitas em tudo e que na maioria das vezes precisamos abrir mão de certas coisas e prol de outras que são mais importantes para nós.

Ao longo de todo livro, ela vai convidando a leitora a se questionar sobre diversas coisas que realizamos no piloto automático em nossas vidas. Ela também propõe uma série de exercícios com o intuito de nos fazer colocar em prática tudo o que ela ensina. O livro ainda conta com várias dicas de como organizar a sua vida, a sua rotina, suas tarefas e etc.

A leitura é super fácil e fluida, você vai se envolvendo e quando percebe já leu mais do que pensava.  Além disso, acho que Vida Organizada vale a leitura porque nos faz questionar sobre diversas coisas que fazemos sem pensar. Com isso, acabamos reavaliando a forma como a nossa vida está acontecendo e se está da forma como gostaríamos. Como eu disse anteriormente, uma aula de Coaching ao longo das páginas.

Para quem se interessou pelo livro e quiser conhecer mais sobre o trabalho da autora, ela tem um blog. O nome do site é o mesmo do livro, Vida Organizada e você pode conferi-lo clicando aqui.

Agora, eu estou sabendo de um outro livro sobre organização que está na modinha, A Mágica da Arrumação. Já ouviram falar? Esse eu acho que vai falar sobre organização de objetos mesmo. Está na fila dos livros para serem lidos. Quando isso tiver acontecido, eu volto aqui para contar o que eu achei para vocês.

[Vale a leitura] Vida Organizada – Thais Godinho
Tags:                 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *