Como viver na era digital – Tom Chatfield

Voltei com mais um livro que eu acho que vale a leitura! Essa semana, eu escolhi o “Como viver na era digital”, do Tom Chatfield. Assim como o “Como manter a mente sã” e o “Como encontrar o trabalho da sua vida”, ele também faz parte da coleção de livros do School of Life. Para quem se interessa sobre desenvolvimento pessoal, vale muito a pena ler um dos livros deles.

“Ana, mas sobre o que é o livro?”

Verdade, vamos manter o foco aqui. Eu comprei o livro achando que ele ia falar muito sobre como balancear a nossa vida entre o mundo real e o mundo digital. Falaria sobre como sobreviver nessa nova dinâmica que nos encontramos, dando dicas de como estarmos presentes, sem nos distrairmos com a internet e redes sociais (alô para quem fica no celular enquanto está com os amigos!).

Acontece que o autor falar sobre esses pontos, mas apenas em um capítulo. O que eu achei uma pena, porque me interesso muito pelo assunto. No entanto, ele aborda outros temas como a história da tecnologia (o que não me interessa tanto), fala sobre aspectos da memória, atenção e o mito de sermos multitarefas (eu já falei sobre isso aqui) e sobre as pesquisas relacionadas aos benefícios e malefícios do videogame na vida das pessoas. Além disso, ele ainda aborda assuntos como pornografia na era digital e política, o que eu achei muito inusitado, mas com sentido, confesso!

O livro vale a pena (pra mim), principalmente, pelos capítulos que falam sobre a questão do equilíbrio entre os nossos momentos conectados e desconectados e pela dissertação sobre questões de memória e atenção. No entanto, acho mais do que válida a leitura sobre os outros assuntos, para nos fazer refletir sobre uma realidade em que estamos imersas. Para aquelas que convivem com crianças e adolescentes, vale a discussão sobre o uso do videogame, tão “normal” na rotina deles.

Se alguém já tiver lido esse livro também, me fala o que achou!

[Vale a leitura] Como viver na era digital – Tom Chatfield

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *