Blog - Surra de informação na quarentena e na vida (ou infotoxicação)

Surra de informação na quarentena e na vida ou também podemos chamar isso de infotoxicação. Um nome mais bonito, mas não tão direto, né?

Infotoxicação nada mais é quando a gente fica sobrecarregada de informação a ponto de ficar parcialmente incapaz de assimilar novos conteúdos. Por acaso alguém se identifica aqui?

Esse fenômeno é algo que já nos rondava antes mesmo do papo sobre Coronavírus vir à tona. Já fazia parte da nossa realidade, essa sensação de estar sendo bombardeada por informações de todos os lados. Sendo, inclusive, um gatilho para o nosso tão falado FOMO (quem ainda não foi apresentada a esse termo, pode ser familiarizar com ele clicando aqui, aqui ou ainda ver a entrevista que dei para o Mais Você aqui).

Em época de quarentena, então, parece que nunca ficou tão visível o quanto essa surra de informação pode nos afetar e trazer várias consequências desagradáveis. E tenho a impressão de que se tornou um desafio diário não sermos atingidas por essa avalanche.

Sabe aquela cena do Matrix em que o personagem vê a bala vindo em câmera lenta e consegue desviar jogando o corpo todo para trás? Para quem é mais nova do que eu e não sabe sobre o que essa anciã está falando, vou deixar a imagem aqui embaixo.

Matriz cena da bala

Então, é assim que eu me sinto durante esses dias. Me desviando para não ser contaminada pela infotoxicação. E, não, não quero ficar alienada. Mas aquele tal “meio termo” ou “equilíbrio” nunca pareceu ser tão essencial. Difícil mesmo é encontrar ele, né?

E aí, eu queria jogar a vez para vocês, o que vocês têm feito para não receber essa surra de informação na quarentena, hen?

Surra de informação na quarentena e na vida (ou infotoxicação)
Tags:         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *