Blog - SLow Living

Slow Living é de alguma forma familiar a você? Já viu alguém praticando algo parecido com isso?

O que é Slow Living?

Se traduzirmos para o português, teremos algo como Vida Lenta. Podemos dizer que o Slow Living é uma filosofia de vida ou um estilo de vida, se preferir.

Esse estilo incentiva uma abordagem mais lenta em relação aos aspectos da vida cotidiana, do nosso dia a dia. Lento aqui vem muito com sinônimo de equilíbrio, consciência, propósito e não apenas de uma velocidade muito devagar.

Como começou?

De acordo com o nosso querido amigo/parceiro/salvador Wikipedia, o conceito de Slow Living começou com o movimento Slow Food. Este enfatiza processos de produção de alimentos mais “old school”. Veio muito como uma reação ao fast food surgido na Itália durante os anos 80 e 90.

Que ótimo, Ana! Mas qual o objetivo dele?

Hoje em dia, o ritmo da grande maioria das pessoas é, digamos assim, um pouco frenético (jogue a primeira pedra que não se identifica com isso pelo menos em algum momento). Todo mundo está sempre correndo contra o tempo, super acelerado, como se tudo estivesse prestes a desmoronar e como se estivesse em dívida com o mundo.

Não é a troco de nada que nunca vimos tantos casos de ansiedade e angústias como FOMO (Fear of Missing Out) estão tão em voga. Estamos sempre hiperconectados. Somos multirarefas.

O Slow Living é justamente uma iniciativa para ir contra isso. É dar um passo atrás e aproveitar a vida com mais consciência, com mais presença. É sobre viver menos no piloto automático e de forma compulsiva. É prezar pelo propósito e pelo equilíbrio. E há diversas ramificações dentro desse estilo de vida, como o Slow Food, Slow Beauty, Slow Blogging e por aí vai…

E para mim fica muito clara a relação entre o Slow Living e outros movimentos que estão tão em pauta hoje em dia, como o minimalismo, o mindfulness, consumo consciente e o próprio propósito de vida. Como se fizesse tudo parte de um mesmo universo.

 

Você já tinha ouvido falar sobre Slow Living? Tem vontade de aplicar na sua vida? Me conta!

Slow Living: já ouviu falar?
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coaching e Psicologia para Mulheres