Qual o seu custo de oportunidade_

 

Você já ouviu falar em custo de oportunidade? Na época em que eu estava fazendo minha pós em Administração, eu lembro que um professor abordou esse tema. No entanto, foi uma coisa que passou batido e eu não dei muita importância para o assunto. Até que esse termo voltou a aparecer de novo na minha frente, mas, dessa vez, em um livro que falava sobre felicidade!

O que é custo de oportunidade?

De acordo com o nosso amado Wikipedia, custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. Isto é, o custo causado pela renúncia do ente econômico, assim como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir disso. Podendo também levar em conta como parâmetro a renda mais alta que seria gerada por uma opção alternativa.

Trocando em miúdos, podemos considerar que custo de oportunidade é o valor daquilo que não está sendo escolhido. Quando fazemos uma escolha, abrimos mão de uma série de outras oportunidades. Sendo assim, o custo de oportunidade é aquilo que estamos deixando de ganhar em relação a essas oportunidades que não foram escolhidas. Deu para entender?

Qual o seu custo de oportunidade?

Agora, tendo me mente esse conceito, eu convido você a parar e pensar:

Qual o seu custo de oportunidade?

Tendo o trabalho que você tem. Levando o estilo de vida que você leva. Priorizando o que você prioriza na sua vida, atualmente. Qual o custo de oportunidade disso?

Pensa naquilo que você está abdicando, deixando de escolher. Está valendo a pena esse custo? Ou está alto demais? É algo que deve continuar sendo levado adiante ou a rota deve ser recalculada?

Eu, particularmente, acho que esse é um exercício excelente para avaliarmos o direcionamento de nossas vidas, nosso propósito. Toda escolha que fazemos envolve a abdicação de outras oportunidades. A vida é assim para tudo! A grande questão é: essa abdicação está valendo a pena? Esse é um preço que você está disposta a pagar, porque os ganhos com a sua escolha são superiores?

Sinceramente, não acredito que exista uma resposta certa ou errada. É simplesmente uma questão de reflexão e avaliação para saber se você está construindo o caminho que deseja ou não.

 

Qual o seu custo de oportunidade? Vou adorar saber!

Qual o seu custo de oportunidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *