Produtividade na quarentena

O papo de hoje será sobre desempenho, performance, produtividade ou o nome que você quiser dar em tempos de quarentena.

Será que você está sendo produtiva? Será que você precisa ser produtiva? O que exatamente isso quer dizer quando estamos em uma plena pandemia?

Bom, acho que esse assunto é mais do que pertinente porque são clientes com essa demanda no consultório, amigas comentando sobre isso, eu mesma me questionando muitas vezes sobre isso…Então bora falar sobre essa produtividade?

Veja o vídeo aqui
Aquela tal de comparação…

Para começar, que a comparação existe em tempos de redes sociais nós sabemos né? Vamos rolando o feed do Instagram ou qualquer rede social que seja e vamos comparando nossos corpos, nossos relacionamentos, nossos bens materiais…

E quando chegamos em uma pandemia, o que começamos a comparar? As nossas rotinas!!!

Comparamos nossa produtividade na quarentena.

Gente, o que a gente precisa entender de uma vez por todas é que o que uma pessoa posta é uma mínima parcela do dia dela. E que ninguém posta que ficou o dia inteiro no sofá, que ficou desnorteada o dia inteiro e que não fez nada…

Vamos já alinhar isso daqui, tá?

Você não é todo mundo

Beleza! Alinhado! Agora, vamos supor que mesmo assim…todo mundo está fazendo cursos, fabricando pão com fermentação natural, se exercitando em casa, assistindo lives, aprendendo novas línguas…

Eu não acho que existe alguém assim, muito menos “todo mundo”…maaaas estamos supondo que exista.

Então, chegou o meu momento de dar uma de mãe e falar: você não é todo mundo!

Suas responsabilidades são únicas. Sua vivência é única. A forma como uma quarentena te atinge é única também. A forma como você se sente é única.

A gente está vivendo uma quarentena. Não sabemos como será o dia de amanhã. Há uma insegurança em relação a nossa saúde, a saúde dos nossos familiares, as nossas rotinas, os nossos empregos, nossa forma de viver…

Tem muita coisa em jogo aí. E não, não quero te desesperar em relação ao futuro. Isso uma hora vai passar. #vaipassar né?

Mas você consegue perceber que estamos tendo que lidar com muita coisa nesse novo cenário e o quão cruel é você se exigir uma produtividade nos moldes de como era antes da quarentena?

Isso porque nem estou falando de mães que estão tendo que trabalhar, dar conta da casa e cuidar dos filhos. Ou de filhas que estão tendo que trabalhar e assumir os cuidados em relação aos pais idosos.

Não seja cruel com você!

Ta tudo bem não estar fazendo todas essas coisas que “todo mundo” faz na quarentena. Ta tudo bem.

Algumas dicas…

E aí se eu pudesse dar umas dicas para você seriam:

– Lembre-se que não estamos vivendo da mesma forma que vivíamos antes da quarentena. Então, alinhe suas expectativas em relação a você e a sua vida;

O que te fazia bem antes da quarentena, não necessariamente continua te fazendo bem hoje em dia. Por exemplo, eu amava maratonar seriado antes da quarentena. Agora? Mal consigo ver um episódio por dia. E tá tudo bem. Então, atualize suas certezas em relação a si mesma

Foque em sair com o máximo de saúde mental possível disso tudo. Como fazer isso? Preste atenção nas suas necessidades, no que você precisa nesse momento. No que vai lhe energizar e fortalecer. E não se cobre tanto!

Está tudo bem precisar de ajuda. Isso não é fraqueza e não é defeito, tá? Então procure ajude da sua rede de apoio ou de algum profissional se for o caso. Há várias psicólogas maravilhosas atendendo online

Se você se perceber se comparando, volta e leia esse texto de novo, tá? Para ser seu lembrete

Por hoje é isso

Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma e que tenha trazido uma forma diferente de você olhar para a sua experiência nessa quarentena.

Se quiser me falar o que achou disso tudo ou de como está sendo a sua vivência nessa quarentena, comenta aqui embaixo que eu vou adorar saber!

Um beijo e até o próximo vídeo

Produtividade na quarentena
Tags:             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *