Blog - O mito da mulher multitarefas

A conversa de hoje é sobre o mito da mulher multitarefas. Eu aposto que você já ouviu falar e talvez nem saiba disso!

Esse mito nada mais é do que aquela história que estamos acostumadas a ouvir que mulher sabe fazer várias coisas ao mesmo tempo. Então, ela cozinha, cuida do filho, responde e-mail do trabalho, participa de call do trabalho enquanto ainda está fazendo uma máscara facial.

O mito da mulher multitarefas
Será que isso é benéfico?

A questão é que isso não é benéfico e nem natural para a gente. Diversos estudos comprovam que é um grande erro pensarmos que há pessoas que são multitarefas, isto é, que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem prejuízo na qualidade do que estão entregando e na atenção que estão investindo.

A cada vez que mudamos a nossa atenção de uma tarefa para outras temos um custo mental em relação a isso, gastamos mais energia e mais tempo. Porque demoramos para mudar o foco.

Então, um pensamento que promete trabalhar a favor da nossa produtividade, na verdade acaba nos atrapalhando.

Então, vamos parar de achar que o certo é nos dividimos em mil e dar conta de tudo ao mesmo tempo.

Por isso, separei 3 dicas para ajudar você a largar da ideia de multitarefas e se concentrar em uma atividade por vez

Dica 1: Priorize

Entenda quais são as suas prioridades e no que você deverá focar naquele dia ou naquele tempo que você tem. Escolha uma coisa e foca!

Dica 2: Defina intervalos de tempo para o foco

Por acaso você já ouviu falar no Método Pomodoro? Eu super uso e me ajuda muito! Ele funciona através do estabelecimento de tempos de foco seguidos por um intervalo. Então, como eu faço: coloco timer para 25 minutos e nesses 25 minutos eu fico totalmente focada naquela tarefa que me propus fazer, sem distrações. Sem entrar em rede social, sem levantar para ir no banheiro, sem checar e-mail…

No final dos 25 minutos, eu tenho 5 minutos de descanso. Aí posso fazer o que quiser durante esses 5 minutos. Geralmente eu levanto, me alongo, dou uma olhada em rede social…Quando acaba esse intervalo, volto para o meu foco total de 25 minutos.  Depois de 4 rodadas de 25 minutos, eu faço uma pausa maior que tem 25 minutos.

Juro que isso me ajuda muito, principalmente em dias que estou mais dispersa.

Dica 3: aprenda a não estar disponível

Entenda que no momento em que você estiver focada, você está indisponível. Aprenda a estar confortável com isso. Eu sei que tem muitas mulheres que sentem que não tem esse direito, de ficar offline, indisponíveis para o outro. Essa dica aqui funciona como um exercício, um treinamento. Aprender a ficar confortável em se colocar como indisponível por um breve momento de tempo.

Garanto que vai te fazer bem!

Bom, é isso! Acha que essas dicas vão te ajudar? Você teria outras dicas para dar?

Se quiser, comenta aqui embaixo e compartilha as suas dicas para ajudar mais mulheres nisso.

O mito da mulher multitarefas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *