O jeito que me sinto está certo?

Não importa o enredo da história, de alguma forma a gente acaba chegando no ponto em que ela coloca em xeque o que está sentindo. Se questiona coisas como: o que estou sentindo está certo? Eu deveria me sentir assim?

Tema de hoje saiu diretamente do meu consultório para cá! Como eu tenho percebido esse assunto está em pauta com as mais diferentes clientes.

Não importa o enredo da história, de alguma forma a gente acaba chegando no ponto em que ela coloca em xeque o que está sentindo. Se questiona coisas como: o que estou sentindo está certo? Eu deveria me sentir assim? Como se houvesse uma adequação a ser respeitada em relação aos sentimentos.

E como isso é curioso para mim. Será que existe certo e errado quando a gente está falando de sentimento e emoção? E, se existe, quem é capaz de ditar o que é certo e o que é errado?

Tem como sentimento estar errado?

A gente tem o péssimo habito de deslegitimar o que estamos sentindo. Anulamos, escondemos, nos culpamos por as vezes sentir algo que não é tão gostosinho, digamos assim.

Mas a questão é: tem um porquê aquele sentimento estar ali. Ele está querendo te dizer alguma coisa, muitas vezes

E, por isso, eu queria propor uma coisa para vocês...

Vamos substituir a pergunta que a gente se faz? No estilo Bela Gil mesmo.

Ao invés de se perguntar: será que está errado eu estar me sentindo assim?

Pergunta: por que estou me sentindo assim?

Não existe certo e errado quando falamos de sentimentos. Mas, eu te garanto que há um porquê em cada sentimento que você tem. Então, se você estranha algum sentimento que você tem ou se ele te causa um incômodo, vamos nos questionar de onde ele está vindo né? Isso acaba trazendo uma clareza e um empoderamento para você.

Experimenta trocar o tipo de pergunta que você faz para si mesma e depois me conta, tá?