Blog - Nem tudo precisa ser uma Jornada do Herói

O post de hoje mais do que nunca é uma reflexão que eu venho tendo comigo mesma e que resolvi colocar em palavras. Há algum tempo, eu ando com a sensação que muitas pessoas que trabalham com a internet, seja por serem influenciadoras ou por venderem serviços ou produtos online, estão transformando tudo em uma grande Jornada do Herói. E aí eu me questiono, será que realmente precisamos viver assim? Vocês não estão cansadas de tudo ser relacionado a isso?

O que é Jornada do Herói?

Vamos começar do início porque não sei se todo mundo é familiarizado com esse conceito da Jornada do Herói. Ela nada mais é do que uma estrutura para se contar histórias. Joseph Campbell fez um estudo com base nos mitos, lendas e fábulas e encontrou uma semelhança em todas elas que nada mais é do que a chamada Jornada do Herói. Esta é composta por uma sequência de fases em que o personagem passa por uma série de dificuldades e provações até se tornar um herói. Isso sou eu explicando a bem grosso modo, se por acaso tiver alguma estudiosa de jornada do herói aqui, perdoe a minha explicação!

Dito isso…

Dito isso, o sentimento que eu fico é que toda vez que fico usando o meu Instagram, principalmente o profissional, eu sou invadida e bombardeada por uma série de pessoas que tentam se promover e criar uma necessidade a partir dessa narrativa da jornada do herói. A pessoa sofreu muitas dificuldades, ralou muito, insistiu no sonho, teve muito força de vontade, quase desistiu, correu atrás e hoje é um case de sucesso.

Não que a pessoa não tenha seu mérito, mas vocês não ficam cansadas com isso também? Eu fico literalmente cansada. Parece que vem um peso nos meus ombros toda vez que me deparo com esse tipo de discurso.

É claro que existem histórias que são extremamente inspiradoras e são uma lição de vida para qualquer um. Mas, o que vem me incomodando, na verdade, é o uso disso para manipulação, criação de uma suposta necessidade de algo que aquela pessoa tem para oferecer. Porque parece que todo esse discurso é para no fim, te vender algo. Fico sentindo muita falta de um contato mais genuíno, sabe? Uma pessoa falando com outra pessoa.

E faz eu questionar sobre qual efeito isso acaba tendo para a nossa saúde mental mesmo. Será que acabamos vendo tudo na vida como uma grande batalha? Será que acabamos duvidando de nós mesmas por achar que só quem passou por tudo isso conseguirá conquistar algo?

A vida de ninguém é totalmente mansa. É claro que todas nós enfrentamos dificuldades, algumas pessoas mais e outras menos. Mas será que é saudável vivermos em um ambiente em que as pessoas “forçam a barra” para esse tipo de narrativa ser criada?

Fica aí minha dúvida…

Esse papo foi muita viagem ou vocês se incomodam com isso também?

 

 

 

 

Nem tudo precisa ser uma Jornada do Herói

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *