Kaizen na vida

Você já ouviu falar sobre Kaizen? A primeira vez que eu ouvi esse termo, eu ainda trabalhava na empresa júnior na minha faculdade. Geralmente, esse é um termo aplicado na vida empresarial.

No entanto, eu tenho uma proposta para fazer. Que tal aplicarmos Kaizen na nossa vida, hen?

Afinal de conta, o que é Kaizen?

Kaizen é um termo que vem do japonês e significa melhoria, mudança para melhor. Ele refere-se à filosofia e práticas relacionadas sobre a melhoria contínua nos processos, geralmente, ligados a empresas.

Os japoneses compreendem que os pequenos refinamentos feitos todos os dias começam a criar melhorias acumuladas. Por isso, a ideia de estarmos procurando constantemente uma maneira de melhorar.

No Kaizen, é sempre possível fazer melhor. Nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada.

Como aplicar isso na vida?

Como eu disse anteriormente, Kaizen está muito ligado à realidade empresarial, de processos e lucros. Mas, e se pegássemos a ideia dessa filosofia e aplicássemos nas nossas vidas?

Por isso, sugiro a seguinte prática para você:

1.Pense naquela área da sua vida que mais lhe incomoda hoje em dia. Aquela área em que você sente que é preciso mudar, fazer melhorias mas que você nem sabe por onde começar;

2.Agora, pense em uma pequena melhoria que você pode realizar em relação a essa área. Leia bem o que eu disse, pequena melhoria. Não vá pensar em nada grandioso ou muito complicado. Qual o passinho de formiga que você pode dar a partir de agora para deixar essa área da sua vida mais perto de onde você deseja?

3.Coloque esse passinho em prática!

4.Assim que tiver feito isso, pense em outro passinho e depois outro passinho e outro passinho… Deu para entender, né?

Na minha opinião, o grande segredo do Kaizen é a disciplina. Ele é algo que deve ser feito todo dia. A constância que traz os resultados que você almeja.

Lembrando que o Kaizen é a ideia de melhoria constante. E que isso deve acontecer de forma gradativa e simples!

E aí? O que você achou dessa ideia?

Kaizen na vida
Tags:             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *