Fazendo a limpa na lista de pendências

Você por acaso anda com aquela sensação de que tem muita coisa para fazer e pouco tempo para dar conta de tudo? Se o seu dia tivesse 30 horas, ainda não seria suficiente?

Hoje, eu vou propor uma atividade que muito provavelmente irá diminuir essa sua sensação de dívida com o tempo.

Não, eu juro que não vou passar nenhuma técnica de super produtividade para você fazer 1 milhão de coisas em menos tempo. A proposta é simples, fazer uma limpa na lista de pendências.

“Limpa na lista de pendências? Como isso funciona? ”

Funciona da seguinte forma: eu quero que você liste todas as suas atividades que estão pendentes. Muitas pessoas inclusive já têm essa lista pronta e ela é atualizada diariamente. Você é uma delas? Porque eu sou!

Listou as pendências? Bom! Próximo passo…

Agora eu quero que você analise quais dessas atividades você realmente pretende concluir.

“Ana, tá doida? Porque eu teria uma tarefa que eu não pretendo concluir? ”

O que acontece, e falo isso por experiência própria, é que muitas vezes incluímos em nossas listas coisas que falam que devemos fazer, mas não queremos fazer OU coisas que poderíamos fazer se não tivéssemos nenhuma outra tarefa pendente OU coisas que estão na moda fazer, mas você realmente não quer gastar seu precioso tempo com isso OU AINDA incluímos todos esses tipos de atividades em uma tacada só!

“Ana, então quer dizer que eu posso riscar a academia da lista?”

Vamos com calma! Por que você riscaria da sua lista essa atividade? Se for porque você realmente não pretende ir, ok! Pode riscar! MAS, você também tem que avaliar porque ela estava ali. É porque você precisa emagrecer? É para ter uma vida mais saudável? Qual o objetivo por trás dessa atividade? Se você ainda deseja atingir esse objetivo, você tem que substituir o “ir na academia” por outra atividade que você tenha intenção de fazer e que vai lhe ajudar a atingir o objetivo. Exemplo? Fazer aula experimental de pilates. Correr no parque. Ir na aula de dança. E por aí vai…

“Não é por isso não, Ana. Eu gosto de ir na academia mas não tenho tempo”

Quando “falta tempo”, nós temos que reavaliar nossas prioridades. E isso já é assunto para um outro post, bem extenso por sinal! Mas, a ideia de uma forma geral é você avaliar se você não está fazendo algo que gosta e que lhe faz bem porque não está dando a devida importância e prioridade. Quais atividades acabam atropelando essa? E aí, eu te digo para não riscar o “ir na academia”, não! E sim, se reorganizar para começar a ir.

O fato de acumularmos as mais diversas tarefas em nossa lista de pendências acaba trazendo consequências como:

  • Você não é honesta consigo mesma, afinal, a lista de pendências é sua. Quem você está querendo enganar ao colocar tudo isso nela?
  • Geramos uma sensação de sobrecarga e eterna dívida, porque vemos todas aquelas tarefas que temos que concluir. E cá entre nós, a vida já é muito difícil sem a gente colocar tarefas que não temos a intenção de levar em frente;
  • Geramos também a sensação de fracasso porque o tempo vai passando e aquelas atividades continuam lá, olhando para a gente.

Momento “como isso aconteceu comigo”

Logo que eu comecei a entrar nesse mundo de coaching, eu me inscrevi no site de todo mundo que via pela frente. Se pedissem meu e-mail, eu estava lá colocando. Resultado disso? Comecei a ser bombardeada por e-mails das mais diversas pessoas, com títulos de posts ultra chamativos. Mas não conseguia arranjar um tempo para ler, ou porque tinha coisas mais importantes para fazer ou porque quando tinha uma brechinha de tempo eu não queria ler mesmo.

O problema é que achava que tinha que ler tudo que estava na minha caixa de e-mail. E, afinal de contas, lendo aquele conteúdo eu poderia ter um insight ou ampliar meu conhecimento! Logo, “esvaziar caixa de entrada” sempre estava na minha lista de tarefas.

Entrava semana e saia semana, a pendência continuava lá e os e-mails se acumulavam cada vez mais. E aí foi fundamental eu fazer a limpa na minha lista de pendências. Porque eu pude perceber que eu nunca ia ler todos aqueles e-mails, que eles não eram tão importantes para o meu trabalho e que eu acabava me cobrando sempre por algo que eu não queria e nem precisava fazer.

Solução? Exclui todos os e-mails desse tipo e fui me descadastrando das listas. Para aqueles que insistiam em me manter em suas listas (isso não é legal, gente! Se a pessoa quer se descadastrar, deixa ela ser livre para seguir a vida!), eu colocava todo mundo no spam. E vocês não imaginam como isso me trouxe um alívio e diminuiu a minha sensação de dívida comigo mesma!

E eu fui aplicando essa tática para diversas outras pendências da minha lista e com isso fiz a limpa na lista de pendências. Agora só fica lá o que eu realmente pretendo fazer.

Uma forma de você manter essa limpa da lista de pendências em dia é perceber se alguma tarefa está demorando muito para ser riscada da sua lista. Se sim, você deve se questionar o motivo pelo qual isso está acontecendo. Está faltando alguma coisa? Você realmente pretende concluí-la? O importante é você ser sincera com você mesma.

Agora seja sincera comigo, sua lista de pendências está precisando de uma limpa dessas?

Fazendo a limpa na lista de pendências
Tags:             

Uma ideia sobre “Fazendo a limpa na lista de pendências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *