É opinião demais

Muito se fala sobre o excesso de informação que temos hoje em dia, né? Em época de internet, aplicativos, redes sociais… Mas e sobre excesso de opinião? Já parou para pensar nisso?

É muita informação

A todo momento somos bombardeadas com informações de todos os cantos, basta ficar um minuto sem ver o celular ou uma rede social e já vamos ficar desatualizadas. Com isso, fica difícil dar conta e assimilar tudo. Eu diria que é impossível!

No entanto, não é só a quantidade de informação que recebemos que aumentou. Hoje, vivemos de forma extremamente hiperconectada. Isso fez com que não apenas a quantidade de informação aumentasse, mas também a força da pressão social que chega até nós.

É opinião demais

A tecnologia nos aproximou muito mais das opiniões alheias sobre como deveríamos ser, o que deveríamos fazer ou como deveríamos nos comportar. Não é só sobrecarga de informações, é sobrecarga de opiniões.

Por um lado, isso é bom, porque acabamos entrando em contato com formas de pensar que antes não eram tão ouvidas. No entanto, assim como a quantidade de informação, podemos ter uma sobrecarga e acabar nos perdendo e nos desconectando de nós mesmas. Dando mais atenção para o que o outro está dizendo, do que para nós mesmas.

Como sobreviver?

Por isso, selecionei 5 dicas para sobrevivermos a essa enxurrada de opinião!

Vamos lá:

1 . Limite o tempo que você passa online. Eu sei que isso é difícil, mas quanto mais você se expõe a essa enxurrada mais afetada você é. Meu celular agora me ajuda a limitar a quantidade de tempo que fico em rede social, isso me ajudou muito!

2. Crie momentos de você com você mesma. Pode ser meditando, escrevendo em um diário, desenhando ou fazendo qualquer atividade sozinha. Cultive esses momentos offline. Dá uma olhada nesse artigo aqui que eu falei sobre JOMO.

3. Restrinja a quantidade de redes sociais nas quais você faz parte. Eu sei que é tentadora a vontade de participar de tudo e não perder nada (alô, FOMO!). Mas, pelo bem da sua sanidade, não tente acompanhar todas as redes sociais. Escolha poucas e boas para você!

4. Busque momento de conexão presencial. Preserve momentos para você encontrar pessoas reais, pessoalmente. Na internet, fica muito fácil se deparar com pessoas que estão se escondendo atrás de personagens. Nada como uma conversa olho no olho para tornar as coisas mais reais.

5. Sempre se questione em relação àquilo que você está lendo. Seja crítica. Se pergunte se aquilo faz sentido para você ou não. Não aceite logo de cara tudo o que você lê, sem fazer um filtro antes.

É isso! Essas são algumas dicas que eu uso na minha vida e acabam por me ajudar muito!

O que você achou? Será que elas vão te ajudar também?

Você colocaria mais alguma dica? Vou adorar saber!

É opinião demais
Tags:             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *