Do que falamos quando falamos de saúde?

Muito a gente fala sobre saúde, já reparou? É saúde física para cá. Desejamos que não falte saúde para as pessoas que amamos. Mas exatamente sobre o que estamos falando? Já parou para pensar nisso?

O conceito

A partir de 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a definir saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Tendo em mente essa definição, eu acho importante a gente salientar 3 pontos. Primeiro, que a saúde passa a ser vista não como a ausência de doenças. Ela vai além disso. Então, não basta você estar sem nenhuma enfermidade para você estar com saúde.

Segundo ponto importante é que quando estamos falamos sobre saúde, estamos falando também sobre promoção do bem-estar. Essa palavrinha entra aí para mostrar o que está além da ausência de doença e que muitas vezes não consideramos fazer parte da nossa saúde.

E, por fim, o conceito não fica mais atrelado somente ao estado do nosso corpo físico. Quando falamos sobre saúde, temos que considerar questões físicas, mentais e sociais.

Esse conceito, na minha opinião, passa a considerar o indivíduo como um todo. Um indivíduo holístico que não é apenas um corpinho desfilando por aí.

E o que eu faço com isso?

“Que interessante, Ana! Mas o que você quer que eu faça com esse tipo de informação?”

O que eu quero estimular com esse tipo de informação que eu estou te passando é que você se indague sobre o seu estado de saúde hoje em dia.

Faça uma reflexão. Como você avaliaria a sua saúde hoje?

E aqui, eu não quero que você fique tendo em mente o conceito antigo. Que leva em conta apenas a ausência de doenças no seu corpo físico. Eu quero que você atualize o conceito que você tem.

Levando em conta que saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social. Como está a sua saúde hoje?

E, respondido isso, responda: o que você tem feito no seu dia-a-dia para promover saúde na sua vida? Que tipo de hábito e comportamento você tem que estimulam a criação de um estado saudável?

É para pegar papel e caneta (ou bloquinho de notas do celular, para quem prefere) e realmente escrever!

Por fim, você fica satisfeita com o que escreveu? Com o que tem feito?

Quem quiser compartilhar comigo as conclusões que chegou, eu vou adorar saber!

Do que falamos quando falamos de saúde?
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coaching e Psicologia para Mulheres