Desafio do JOMO

JOMO, palavrinha estranha, né? Por acaso você já ouviu falar nisso?

JOMO, FOMO…

Bom, para quem não sabe, JOMO é a abreviação de Joy of Missing Out. Que em português seria algo como “alegria de estar de fora” ou algo do tipo.

O JOMO vem muito na contramão do FOMO, que é Fear of Missing Out. Que em português seria algo como “medo de estar de fora”.

Aí, Ana, quantas siglas!!!

Calma! Acompanha aqui comigo. O FOMO é quando temos a percepção que os outros podem estar tendo experiências gratificantes das quais estamos ausentes. Isso gera uma vontade de permanecer conectada o tempo todo com o que os outros estão fazendo. Resumindo, é a ideia de que o outro está fazendo algo muito mais legal do que você.

A carapuça está servindo? Alô, Instagram! Alô, ficar no celular enquanto estou com outras pessoas! Alô, não aproveitar o momento!

JOMO para respirar

Sendo assim, JOMO é a contramão do FOMO. É um movimento que vem com a proposta de você viver de forma mais consciente o momento presente. De não estar conectada o tempo inteiro e se dar o direito de aproveitar, genuinamente, o que você está fazendo naquele momento.

Estamos em um momento de overdose digital, o tempo todo conectadas de alguma forma. E já foi comprovado que o uso excessivo das redes sociais pode aumentar os níveis de ansiedade, comparação, competição social e depressão.

Então para você ser adepta do JOMO, basta diminuir os momentos de conectividade, aumentando os momentos de presença.

Que tal praticarmos o JOMO?

Por isso, te convido a praticar o JOMO pelo menos uma vez no seu dia.

Que tal escolher uma situação em que você vai se desconectar e viver apenas o momento presente?

Não importa o tempo, pode durar 5 minutos, 30 minutos, 1 hora… Escolha uma atividade para fazer em que você vai desligar o celular (modo avião, real!), as redes sociais e focar apenas naquilo.

Pode ser desde passear com o seu cachorro, jantar com os amigos, brincar com os filhos, tomar uma xícara de chá sozinha…

Eu quero que você faça isso durante 7 dias diretos. Você acha que consegue? #momentojomo

Eu vou fazer também!

Depois me conta o que achou! Vou adorar saber!

Desafio do JOMO
Tags:                 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *