Por acaso você já teve ou tem problema para dormir? A única técnica que você conhece é tentar dormir contando carneirinhos? Então esse post é para você!

Eu sempre fui daquelas pessoas que conseguia dormir até encostada em uma parede. Mas, de uns tempos para cá, eu comecei a ter dificuldade com essa prazerosa tarefa. Na verdade, a minha dificuldade não era para adormecer, o problema era que a qualidade do sono não era boa, sabe? Eu me lembro de acordar durante a noite, ter um sono agitado e de manhã continuar cansada.

Por causa disso, eu resolvi pesquisar possíveis soluções para o meu problema. Achei de tudo nessa tal de internet e resolvi compartilhar com vocês algumas técnicas que funcionaram para mim. Vamos lá?

1) Crie uma rotina para a hora de dormir

 O que você pode fazer uma hora antes do horário de dormir para preparar o seu corpo e mente?

Para relaxar o corpo, eu sugiro tomar um banho quentinho, alongar, criar uma rotina com cremes relaxantes e massagens…

Já para relaxar a mente, você pode pensar em uma lista de coisas que você irá fazer no dia seguinte, meditar, ler um livro…

Algumas pessoas gostam de colocar um alarme para avisar que está na hora de começar a se acalmar.

Ponto de atenção! A partir do momento que você começar a fazer suas coisas para relaxar, evite ao máximo ver TV, ler no tablet ou ficar usando o celular. Aquela luzinha que saí da tela, meio azulada, atrapalha e muito o cérebro a se desligar.

 

2) Crie um ambiente propício para o sono

Dê uma boa olhada no seu quarto. Olhou? Agora, pense se tem alguma coisa que pode estar atrapalhando o seu sono.

Analise os seguintes itens:

Luzes:

A luz contribui para que o corpo continue desperto. Então remova ou esconda aparelhos que tenham luz, como celular, carregadores de bateria, relógios…

Aquela luzinha do stand-by da TV incomoda muita gente que eu sei!

Outra coisa que pode ajudar é instalar cortinas grossas ou blackouts, para a luz do sol não atrapalhar. Se não for possível, apele para a boa e velha máscara de dormir, sabe?

Relógios:

O meu maior aprendizado com essa história toda foi que se você tem problema para pegar no sono ou para continuar dormindo, não tenha relógios visíveis no seu quarto.

Pessoas que estão com dificuldade para dormir, frequentemente, consultam o relógio e isso só gera ansiedade, afastando ainda mais o sono.

Sabe o que mais atrapalhava o meu sono? Aquele aparelho da NET que mostra a hora quando está desligado. Eu comecei a colocar um livro na frente dele para não ver a hora, vocês não imaginam a diferença que fez! Com isso, eu descobri que eu acordava durante a noite já procurando o relógio para ver a hora.

3) Faça uma atividade física

Eu sei que muita gente vai torcer o nariz com esse item, mas não tem jeito. A diferença na qualidade do sono é enorme quando você pratica uma atividade física.

Não estou falando para você correr uma maratona ou algo do tipo. Uma atividade física simples como uma caminhada já é o suficiente.

Faz o teste e depois a gente conversa!

Não sei se essas dicas vão funcionar com vocês, mas com certeza fizeram toda a diferença para mim!

Caso vocês façam alguma outra coisa, me contem nos comentários!

Contando carneirinhos
Tags:         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *