Como eu já disse aqui no blog antes, um dos motivos de eu ter largado o meu antigo emprego é porque eu queria ter uma vida equilibrada. Cada um pode entender vida equilibrada do jeito que quiser, mas para mim, ter uma vida equilibrada significa conseguir dar atenção as mais diversas áreas da minha vida de forma homogênea, sem gastar muita energia em uma área em detrimento de outra. Por exemplo, ainda quando estava no meu antigo emprego, eu gastava 9 horas por dia no trabalho mais 4 horas para me locomover. No final do dia, eu percebia que eu só tinha dado atenção a minha área profissional, e o resto? Onde ficava?

                Assim como o coaching, que eu realizo com as minhas clientes, procuro ter uma visão holística sobre as mais diversas áreas da minha vida no dia a dia. Gastar 13 horas do meu dia com atividade relacionada ao trabalho estava fugindo totalmente do equilíbrio.

                Mas quando falamos em “ter uma vida equilibrada”, acho que isso fica muito abstrato, no mundo das ideias. Então, para trazer isso mais para a realidade, eu resolvi mostrar para vocês o que eu considero um dia equilibrado na minha vida. Eu tento ao máximo aplicar isso a todos os dias. É claro que imprevistos acontecem e as vezes o seu dia não sai do jeito que você imaginou, mas só de você ter isso em mente, trazer isso para sua atenção e intenção, já é um grande passo.

                Então vamos lá…

                Primeiro de tudo, hoje em dia, eu trabalho durante 5 dias na semana. Não necessariamente isso vai se aplicar a você, mas para mim funciona assim. Sábado e Domingo são sagrados, só faço algo relacionado a trabalho se eu estiver com muita vontade ou se eu realmente precisar porque meus prazos estão curtos. E isso tem funcionado perfeitamente para mim. Isso é luxo para você? Ok, sem problemas! O importante é você entender qual a sua realidade.

                Isso tendo sido dito, eu sempre falo para as minhas clientes que o primeiro passo para você ter uma vida equilibrada é você entender como seria o seu dia equilibrado. Pense no que você gostaria de fazer e que não faz hoje em dia. Ou então no que faz e quer ou precisa manter. E pense também naquilo que você quer eliminar do seu dia a dia. Algumas pessoas pensam que gostariam de fazer uma atividade física, outras de realizar algum curso e tem gente que coloca tempo com a família dentro desse dia equilibrado. Cada pessoa vai pensar em uma série de atividades que gostaria e que tem a obrigação de fazer. Isso mesmo, as obrigações também devem ser consideradas!

                Pensou nas atividades? Está na hora de dividir o seu dia em categorias. As categorias que eu uso são:

– Saúde: meditar, atividade física, médico, fisioterapia…

– Trabalho: reuniões, clientes; relatórios, escrever em blog…

– Entretenimento: ler, ver séries, sair com amigos, ficar com os filhos, pintar…

– Sobrevivência: dormir, comer, tomar banho…

                Você pode criar mais categorias se quiser, mas essas precisam estar presentes.

                Agora que você já tem as suas atividades e as suas categorias, adivinha o que está faltando! Agrupar as atividades dentro das categorias. Nenhuma categoria pode ficar vazia e o ideal é que elas estejam equilibradas entre si.  Como resultado, todo dia você terá que fazer ao menos uma atividade relacionada a cada categoria.

                Vou te falar que a minha vida mudou bastante desde que eu comecei a aplicar isso no meu dia a dia. Esse tipo de organização impede que você fique abitolada e focada demais em apenas uma área da sua vida. Além disso, os meus momentos de entretenimento não são invadidos por uma onda de culpa, que muitas vezes acontecia antes. Eu sei que aquele momento é meu, que eu mereço ver o seriado ou então sair com os meus amigos porque se eu não fizer aquilo, vou ficar devendo para a categoria entretenimento, que vai ficar com a caixinha vazia.

                O que vocês acham? É possível implementar isso no nosso dia a dia?

Como criar uma mais vida equilibrada
Tags:     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *