O que é Coaching?

Essa é aquela pergunta que não quer calar. Mas afinal de contas, o que é Coaching?

Existem diversas definições teóricas para Coaching, no entanto, podemos defini-lo como um processo feito pelo Coach (no caso eu) e pela Coachee ou Cliente (espero que seja você!) para atingir um objetivo. Isto é, o Coaching é um processo que visa sair do Ponto A (situação atual) para o Ponto B (situação desejada).

do ponto a ao ponto b

Algumas vezes a Cliente tem esse objetivo bem definido em mente. Muitas outras vezes, há apenas uma insatisfação e ela não sabe muito bem qual é a situação desejada em que ela quer chegar. Em outras palavras, ela está insatisfeita com alguma(s) área(s) da sua vida, mas não sabe muito bem como pode mudar isso ou o que deve mudar para ficar satisfeita.

É aí que o Coaching entra! Através de uma parceria entre Coach e Coachee, torna-se possível criar objetivos e metas a serem alcançados. Esse processo é feito por meio de reflexões e por um conjunto de técnicas e ferramentas que visam o autoconhecimento e desenvolvimento da pessoa em questão. Através do levantamento do perfil, estabelecimento de objetivos, formulação de Planos de Ação e dos chamados To Do (deveres de casa), a Cliente é levada à ação e a ser a protagonista da sua própria história.

Para quem é o Coaching?

Não sabe ao certo se o Coaching é para você? Tudo bem! Isso é mais frequente do que você pensa.

Por ser uma metodologia relativamente nova, muita gente se sente meio perdida sem saber ao certo se o Coaching poderá ajudar ou não. Que tal você se fazer algumas perguntas?

* Você não gosta do que faz no seu trabalho e gostaria de mudar?

* Você não gosta do seu emprego atual, mas também não sabe qual outro emprego poderia ter?

* Você não se acha boa em nada e isso te incomoda?

* Você sente que se desconectou de você mesma em algum momento e não sabe muito bem que é hoje em dia (seus talentos, suas paixões, seus hobbies…)?

* Você quer ter mais qualidade de vida?

* Você quer descobrir o propósito da sua vida e do seu trabalho? Aquilo pelo o que vale a pena trabalhar todo dia?

* Você está insatisfeita com alguma área da sua vida e deseja mudá-la?

Se você respondeu “sim” para uma das perguntas acima, então o Coaching é para você.

Mas, mesmo assim está em dúvida? Não tem problema. Se quiser, você pode entrar em contato comigo por aqui e eu te ajudo a entender se esse mundo de Coaching serve para você.

 

Coaching e Psicologia para Mulheres