5 dicas para sobreviver ao seu trabalho

 

Hoje em dia, falamos muito sobre escolher um trabalho que amemos e uma vida com propósito. No entanto, essa realidade não pertence a todos, infelizmente. Seja porque você depende financeiramente do seu trabalho, seja porque ainda não pintou uma vaga que lhe agrade ou por qualquer outro motivo…

Nesse post eu vou lhe dar 5 dicas sobre como tornar o trabalho que você odeia, um pouco prazeroso. Sabe a frase “se está no inferno, abrace o capeta”?. Então, eu vou lhe ajudar a abraçar o “capeta” com gosto e a tirar algo de positivo dessa situação que lhe incomoda.

Vamos nessa?

Dica 01) Onde gostaria de estar

Você sabe que seu trabalho é uma droga, mas você sabe qual trabalho gostaria de ter? Qual atividade mais se encaixa com o seu perfil e com o que voc~e espera da vida?

Se não, aqui está uma ótima oportunidade para descobrir. Porque não adianta de nada não gostar de onde está, mas não saber para onde quer ir.

Aproveite o momento para investir no autoconhecimento e entender que tipo de carreira quer ter. Assim, vai ficar muito mais fácil se livrar do seu trabalho atual e acertar na próxima escolha.

Dica 02) Colocando prazo

Que tal estipular um prazo para você permanecer nesse trabalho? Muita gente fica no trabalho que não gosta por depender financeiramente dele.

Essa é a hora de você se organizar e entender o quanto precisa economizar para não depender mais dele ou para poder dar uns dois passos atrás na carreira, para então avançar. Vide o meu exemplo, quando pedi demissão, fiquei um tempinho sem ter um salário e aos poucos a coisa foi melhorando. Hoje em dia, eu ganho mais do que ganhava na minha época de CLT. No entanto, o que me salvou foi a poupança que eu fiz para sobreviver durante esse período de vacas magras.

Planeje-se e estipule um prazo para aguentar firme. Fica mais fácil quando sabemos que tem uma data para acabar.

Dica 03) Aprendendo o que importa

Olhe em volta, analise as suas atividades e o que está presente no seu dia a dia. O que você pode aprender e que será útil para o próximo emprego?

Você pode aprender a melhorar a sua comunicação ou quem sabe a sua liderança ou até mesmo algum software. Cada emprego, por pior que seja, pode lhe ensinar algo útil. Olhe com carinho e descubra o que esse emprego pode lhe oferecer de aprendizado.

Dica 04) Tirando proveito

Quais facilidades o seu emprego lhe proporciona? Há uma política de incentivo para realização de cursos? Bancam o seu curso de inglês? Ele é próximo da sua casa e com isso você consegue ter mais tempo livre para realizar uma atividade física? Ou ele tem convênio com uma academia?

Veja o que o seu emprego oferece de benefícios que podem ser usados por você!

Dica 05) Desenvolva o seu networking no trabalho

Networking é vida! Desenvolva o seu! É através dele que conhecemos muita gente interessante, aprendemos coisas novas, mudamos a nossa percepção sobre determinados assuntos, além da possibilidade dessa pessoa lhe ajudar no futuro.

“Ana, você está mandando eu ser interesseira?”

Não! O que eu estou falando é para você aproveitar os relacionamentos que existem dentro do seu atual trabalho. É uma ideia de troca. Essas pessoas irão lhe agregar algo, assim como você acabará por agregar algo na vida delas.

 

Bom, essas são dicas que me ajudaram na época que eu odiava o meu emprego e espero que lhe ajudem também! Você acrescentaria mais alguma dica?

5 dicas para sobreviver ao seu trabalho
Tags:         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.