5 benefícios de se ter um propósito de vida

Muito se fala sobre propósito de vida e como isso é importante para a nossa vida. No entanto, você já parou para pensar quais são os benefícios de ser ter um propósito de vida?

O que você ganha quando cria um propósito de vida para chamar de seu?

1.Clareza

Acredito que o principal ponto e o que mais facilmente é percebido é esse. Quando você define um propósito de vida seu, a primeira coisa que você percebe é a clareza que isso traz. Clareza em relação a como a sua vida está. Clareza em relação ao que você busca. Clareza em relação ao que precisa ser feito.

2. Facilidade na tomada de decisões

Eu percebo que esse ponto fica bem perceptível para as minhas clientes também. Quando você passa a ter um propósito de vida, fica muito mais fácil tomar decisões. Isso porque com a clareza (vide item 1) que o propósito te traz fica muito mais fácil perceber o que te serve e o que não te serve. O que vai te aproximar do que você quer e o que vai te distanciar.

3. Aumento da resiliência

Não é porque você definiu qual é o seu propósito de vida que as dificuldades vão parar de aparecer, não é mesmo? No entanto, quando isto está bem definido para você fica muito mais fácil enfrentar e persistir frente as diversidades. Isso porque você sabe pelo o que está tudo e sabe que vale o esforço.

4. Motivação

Criar um propósito de vida traz uma dose extra de motivação para as nossas vidas. Saímos daquele marasmo e piloto automático, para assumir uma postura de “fazer acontecer”. Afinal, queremos tornar o nosso propósito realidade, né?

5. Felicidade

De acordo com Martin Seligman, pai da psicologia positiva, ter um propósito de vida é um dos quesitos responsáveis pela nossa felicidade e bem-estar. Isto é, criar um propósito de vida é um dos fatores que alimentam a nossa felicidade. Quem não quer ser feliz?

 

O que você achou desses benefícios? Consegue pensar em mais algum que eu não listei aqui?

 

5 benefícios de se ter um propósito de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *