Blog - Absorvendo o Tabu

Documentário vencedor do Oscar de 2019 de melhor documentário de curta-metragem. O assunto? Um tanto inusitado. Menstruação.

Sobre o que é

Absorvendo o Tabu é um documentário que mostra a realidade das mulheres em uma comunidade rural da Índia. Disponível no Netflix, ele é bem curtinho, com duração de 25 minutos.

O documentário mostra o estigma que a menstruação tem na vida das mulheres. Além disso, mostra como a realidade pode ser alterada a partir do momento em que uma máquina de absorventes de baixo custo é instalada na região.

Esse documentário faz parte de um projeto chamado The Pad Project que tem por objetivo levar essas máquinas para áreas em que as mulheres não dispõem de acesso a absorventes.

O que eu achei

Absorvendo o Tabu é um grande choque de realidade. Você se depara com mulheres e homens que não sabem ao certo o que menstruação quer dizer, de onde vem e do porquê acontece. Fica nítido como a menstruação vem associada com uma ideia de doença e de algo sujo.

Além disso, o documentário mostra a realidade das meninas que têm que largar os estudos por conta da menstruação. Por não terem como ficar trocando suas roupas a todo instante. E como isso acaba por afetar suas vidas como um todo.

O título do documentário faz jus à realidade quando menciona a palavra “tabu”. As mulheres têm vergonha de falar sobre o assunto na frente de outros homens e na frente de outras mulheres também. Sem contar com a vergonha de comprar absorventes para si mesmas.

Um choque de realidade que faz a gente refletir sobre como nada é dado nessa vida e como tudo faz parte do que aprendemos desde quando nascemos. Se sabemos sobre o que é menstruação, do porquê acontece e de como lidamos com ela, é porque fomos ensinadas a isso tudo. Educação é tudo, nas mais diversas áreas!

Já assistiu Absorvendo o Tabu? O que achou?

[Vale a pena ver] Absorvendo o Tabu
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coaching e Psicologia para Mulheres