Ganhar, Gastar, Investir

O Ganhar, Gastar, Investir já está há algum tempo na minha listinha de lidos e que eu queria compartilhar aqui com vocês. Por que eu demorei tanto? Não sei te dizer. Mas fato é, ele é mais do que digno de estar como indicação de leitura em pleno mês em que comemoramos e nos conscientizamos em relação ao Dia da Mulher.

Sobre o que é Ganhar, Gastar, Investir

Ganhar, Gastar, Investir é um livro sobre educação financeira, com foco em mulheres. Foi escrito pela Denise Damiani, em parceria com a Cynthia de Almeida.

A própria autora menciona que no assunto “dinheiro”, as mulheres andam em desvantagem. Seja por conta de uma desigualdade financeira entre gêneros, um gasto superior que as mulheres assumem, uma cultura que não incentiva a educação financeira em mulheres ou qualquer outro motivo.

Nesse livro, ela fala um pouco sobre esses grandes influenciadores. No entanto, fala também sobre como assumir mais o controle da nossa vida, dá conselhos e conta casos em que fica muito difícil a gente não se identificar.

O que eu achei do Ganhar, Gastar, Investir

Quem é minha seguidora/leitora/amiga/me conhece sabe da importância que educação financeira tomou na minha vida nos últimos tempos. É assustador como muitas mulheres que trabalham e ganham o seu próprio dinheiro, ainda delegam a sua vida financeira a outra pessoa (geralmente, um homem próximo). Esse livro vem justamente para ajudar a desmistificar essa crença que temos que não somos capazes de cuidar do nosso próprio dinheiro. Ou que isso não é para a gente.

Ao longo do livro, Denise aponta diversas vezes a importância e ligação de assumirmos o controle da nossa vida financeira com a nossa independência e empoderamento. Através de vários relatos, ela faz com que a gente se conecte com a história de muitas mulheres e vejamos que não estamos sozinhas nessa. Além disso, ela ensina estratégias e ferramentas para modificarmos essa realidade e conseguirmos assumir o controle.

Já ouvi gente criticando esse livro, falando que é muito específico para uma realidade de classe média alta. Olha, realmente, em alguns momentos ela fala sobre a vida dela e a história dela e decisões que ela tomou que, provavelmente, só foram possíveis por conta da condição financeira dela. Mas, sinceramente, isso não anula em nada a importância desse livro. Porque ela ensina de uma forma bem mais acessível como rompermos essa falta de controle e acesso que temos na nossa vida financeira. Ela evidencia bem na nossa cara como isso é um problema em nossas vidas.

O assunto educação financeira para mulheres está cada vez mais relevante e esse livro só ajuda com que a gente consiga conscientizar e educar cada vez mais mulheres.

Então, se você conhece uma mulher que precisa desse guia, indica esse livro para ela vai?

[Vale a pena ler] Ganhar, Gastar, Investir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coaching e Psicologia para Mulheres